A Prefeitura de Pimenta Bueno reforça seu compromisso com a manutenção de um ambiente limpo e seguro em toda a cidade, com um foco especial na limpeza de terrenos particulares.

A importância de manter terrenos limpos e livres de matagais vai além da estética. Esta ação é fundamental não apenas para garantir o bem-estar de todos e promover o desenvolvimento sustentável de nossa cidade, mas também para prevenir a propagação do mosquito da dengue, Aedes Aegypti, um inimigo silencioso que ameaça nossa saúde.

Os proprietários de terrenos desempenham um papel vital nesse processo, garantindo que suas propriedades sejam mantidas de forma apropriada. A negligência nessa responsabilidade pode resultar em impactos negativos não apenas para os proprietários, mas também para a comunidade em geral.

Existem regulamentações locais que estabelecem a obrigação dos proprietários de manter seus terrenos limpos e seguros. O não cumprimento dessas regras podem acarretar sanções.

Conforme o artigo 23 da Lei Complementar 004/2011, o Código de Posturas de Pimenta Bueno, os proprietários e/ou inquilinos de terrenos não edificados, localizados na área urbana, deverão mantê-los limpos e isentos de quaisquer materiais e substâncias nocivas à saúde da coletividade.

Aqui estão algumas razões pelas quais é crucial manter nossos terrenos limpos:

1. Saúde Pública: Terrenos abandonados e cheios de matagais podem se tornar focos de pragas e doenças. Roedores, insetos e animais selvagens que se escondem nessas áreas podem representar um risco para a saúde pública, propagando doenças como dengue, zika, leptospirose e muito mais. Manter os terrenos limpos contribui para a prevenção dessas doenças.

2. Segurança: Terrenos negligenciados são locais propícios para incêndios, que podem se espalhar rapidamente e causar danos graves. Além disso, esses locais podem se tornar esconderijos para atividades criminosas, comprometendo a segurança de nossa comunidade.

3. Valorização da Comunidade: Terrenos bem cuidados valorizam a estética e a qualidade de vida em nossa cidade. Ter uma comunidade limpa e bem mantida atrai investidores, incentiva o turismo e torna nossa cidade um lugar mais agradável para viver.

Aqui estão algumas ações que cada um de nós pode tomar para garantir que nossos terrenos estejam limpos e livres de matagais:

1. Manutenção Regular: Certifique-se de cortar a grama, podar árvores e arbustos, e remover qualquer vegetação indesejada em seu terreno regularmente.

2. Descarte Adequado: Certifique-se de descartar adequadamente os resíduos vegetais, utilizando serviços de coleta de lixo ou compostagem, se disponíveis.

3. Colabore com os Vizinhos: Se você notar terrenos abandonados ou negligenciados em sua vizinhança, incentive os proprietários a cuidarem de suas propriedades ou denuncie às autoridades competentes, se necessário.

4. Educação e Conscientização: Compartilhe informações sobre a importância de manter os terrenos limpos com seus amigos, familiares e vizinhos para criar uma cultura de responsabilidade ambiental.

Nós, como comunidade, temos a responsabilidade de cuidar do nosso ambiente e garantir um futuro mais saudável e seguro para todos.

Contamos com a colaboração de cada um de vocês para mantermos nossa cidade limpa e livre de matagais. Agradecemos a sua atenção e o seu compromisso com o bem-estar de nossa comunidade. Juntos, podemos fazer a diferença!

Créditos: Aicom – Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Pimenta Bueno

Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui