A espera acabou. Após semanas de expectativa, articulações e muitos esforços nos bastidores, a Associação Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pimenta Bueno (ACIPB e CDL) confirmaram oficialmente, nesta sexta-feira (26), durante coletiva de imprensa realizada na sede das entidades, a realização da 9ª FICOP – Feira Industrial e Comercial de Pimenta Bueno e Região!
Marcada para os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto de 2026, na Praça dos Pioneiros, a Nona edição da FICOP chega cercada de expectativa e simboliza mais do que a continuidade de uma grande feira: representa a força do associativismo, a união entre instituições, o compromisso com o setor produtivo e a confiança no potencial econômico de Pimenta Bueno e de toda a região.
Com o anúncio oficial, ACIPB e CDL colocam novamente no centro do calendário regional um evento que já se consolidou como uma das principais vitrines de negócios de Rondônia, reunindo comércio, indústria, serviços, empreendedorismo, inovação, cultura, entretenimento e relacionamento institucional em um mesmo ambiente.
Vale ressaltar que a confirmação da 9ª edição da FICOP tem um peso especial. Isso porque a realização do evento foi construída em meio a desafios, ajustes e tratativas que exigiram responsabilidade, diálogo e persistência por parte da organização, assim, por trás do anúncio feito ao público, existe um grande esforço institucional para garantir que a feira aconteça com a estrutura, a credibilidade e a grandeza que o evento exige.
Ou seja, a coletiva desta sexta-feira representa um marco: a reafirmação de que Pimenta Bueno continuará tendo um grande evento voltado ao fortalecimento da sua economia, à valorização das empresas locais e à criação de oportunidades concretas para empreendedores, investidores, expositores e consumidores. Afinal, ao longo dos anos, a FICOP construiu uma identidade própria ao unir ambiente de negócios, visibilidade empresarial, integração comunitária e valorização do potencial produtivo regional. Agora, com a confirmação da 9ª edição, a expectativa é de que o evento avance ainda mais em estrutura, alcance e impacto.
 
FICOP: um evento que vai muito além do entretenimento:
A FICOP é, acima de tudo, um instrumento de desenvolvimento econômico e fortalecimento institucional. Ao reunir empresas, marcas, empreendedores, autoridades, lideranças, investidores e a comunidade em geral, a feira cria um ambiente propício para negócios, networking, prospecção comercial, divulgação de produtos e serviços, fortalecimento de marcas e geração de renda. Desta forma, em um cenário cada vez mais competitivo, eventos como a FICOP se tornam estratégicos por aproximarem quem produz, quem vende, quem investe e quem consome, e é justamente nesse encontro que surgem novas conexões, parcerias, oportunidades de expansão, visibilidade e franco crescimento para empresas de diversos segmentos, bem como para o fortalecimento de toda a economia regional.
Além disso, a feira também cumpre um papel importante na valorização da identidade econômica de Pimenta Bueno, município que se destaca em Rondônia por sua vocação empreendedora, sua força comercial e sua capacidade de mobilizar diferentes setores produtivos, e nesse contexto a realização da FICOP reafirma esse protagonismo e fortalece a imagem da cidade como polo de negócios, inovação e desenvolvimento.
Programação oficial será divulgada nos próximos dias!
Durante a coletiva, a ACIPB e a CDL confirmaram a realização da feira e apresentaram ao público a identidade visual da 9ª edição, reforçando o posicionamento do evento como espaço de fortalecimento da economia e de geração de oportunidades, no entanto, a programação oficial da feira ainda será divulgada nos próximos dias, em uma série de anúncios preparados pela organização e promete surpreender o público com muitas novidades, algumas nunca vistas na região!
A proposta é construir uma divulgação escalonada, permitindo que o público acompanhe, passo a passo, as novidades da 9ª FICOP e entre os conteúdos que deverão ser revelados futuramente estão atrações, ações especiais, expositores, atividades institucionais, experiências voltadas ao público, programação cultural e demais detalhes da estrutura do evento.
Expectativa para a presente edição:
Por fim, cabe ainda enaltecer que a confirmação da 9ª FICOP reacende na população e no setor produtivo a memória do sucesso das edições anteriores, especialmente da última, que registrou grande participação popular, forte presença institucional e ampla repercussão positiva. Desta forma, a proposta da nova edição é manter essa trajetória de crescimento, consolidando a FICOP como uma plataforma de oportunidades e como um dos eventos mais relevantes do interior de Rondônia. A expectativa é de que a feira reúna novamente um grande número de expositores, parceiros, lideranças e visitantes, transformando a Praça dos Pioneiros novamente em um verdadeiro centro de negócios, relacionamento e experiências.
Para a organização, a realização da feira em 2026 representa também a continuidade de um projeto que vem sendo construído com seriedade e visão de futuro: fazer da FICOP um movimento permanente de valorização do comércio, da indústria, do empreendedorismo e do potencial econômico de Pimenta Bueno.
Assim, com a confirmação oficial, a orientação da organização é clara: o público já pode colocar a 9ª FICOP na agenda, pois nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto de 2026, a Praça dos Pioneiros voltará a ser palco de uma grande celebração da economia, do empreendedorismo, da inovação e da força produtiva de Pimenta Bueno e região.
Até lá, a expectativa é de intensa movimentação nas redes sociais, na imprensa e nos canais oficiais da feira, onde serão divulgadas as próximas novidades da programação. A recomendação é que a população acompanhe os perfis da ACIPB e CDL e fique atenta aos próximos anúncios.
A preparação para 9ª FICOP oficialmente começou, e começa com uma mensagem clara: Pimenta Bueno segue acreditando em sua força empreendedora, em sua capacidade de crescer e em seu potencial de transformar oportunidades em desenvolvimento!