Claudemiro G. Nascimento, diretor técnico da empresa Atalaia, pesquisa em Agrossistema, apresentou para o Neri Geller, Secretário de Política Agrícola, do Governo Lula, o adubo organomineral de pó de serra de madeira.

Conforme menciona o autor acima, em vez da rapidez das respostas da adubação com fertilizantes químicos solúveis, é a vez da estabilidade das respostas dos fertilizantes organominerais.

Composto por matriz orgânica de pó de serragem da madeira na forma orgânica para aproveitamento pela planta, além de fornecerem nutrientes, os adubos organominerais melhoram a estrutura física, química e biológica, aumentam da CTC e a matéria orgânica do solo.

Sua decomposição é lenta, os macros e nutrientes minerais acrescido são liberados em quantidade controladas para as plantas. Por outro lado, contribuem para o acúmulo de matéria orgânica no solo.

O adubo organomineral de pó de serragem de madeira, também proporciona uma redução nos custos de produção pelo menor uso de adubos químicos nos plantios.

Neri Gueller acrescentou, “o Brasil assumiu o desafio de incorporar, em suas políticas e metas que o coloque a caminho do Desenvolvimento Sustentável da Região da Amazonas Legal’’.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Associação dos Madeireiros da cidade Juína/MT, em processo participativo, está apresentando essa proposta, que pode, desde já, orientar a elaboração de projeto industrial de produção do adubo organomineral de pó de serragem de madeira, de desenvolvimento sustentável, e conclamando os madeireiros à participação nas reuniões regionais que virão, de forma a tornar realidade o nascimento da Agenda de Sustentabilidade Brasileira.

Fonte: Assessoria

Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui