Na última semana, as ações do deputado Ismael Crispin (PSB) em prol do desenvolvimento de projetos de pesquisa científica foi um dos temas abordados durante o programa Conteúdo Amazônia, exibido em Porto Velho pelo canal 17, na Rede TV, apresentado pelo jornalista Paulo Benito.

Na ocasião, o diretor de planejamento estratégico da Fapero, José Afonso Costa Pimentel ressaltou que o parlamentar sempre esteve à disposição da comunidade científica. “O deputado Ismael Crispin abraçou a causa e sabemos que com o potencial que temos em Rondônia, iremos evoluir muito nos próximos anos”, disse.

Segundo o deputado Ismael Crispin, após a superação da pandemia do Covid-19, muitas medidas precisam ser adotadas, principalmente nos investimentos em pesquisa científica. “Não podemos agir só na hora de apagar os incêndios. Devemos também ter a atitude de trabalhar na antecipação dessas questões e isso é possível através de pesquisa científica. Abaixo de Deus, serão os cientistas que darão uma resposta ao mundo. Aqui em Rondônia temos cérebros importantes, mas é preciso investir”, pontuou.

Em julho a Fapero comemorou seus nove anos de criação e incentivando a pesquisa e a inovação tecnológica em Rondônia. No ano de 2019, foram investidos mais de R$ 3 milhões para o fomento de pesquisas científicas e inovação, que resultam em melhorias para o Estado. Por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Publicações Científicas (PAP-Publica), a Fapero realizou o lançamento de livros e publicações científicas. E pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), investe e incentiva a produção de pesquisas científicas em saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Laila Moraes- ALE/RO

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui