O país está enfrentando o impacto da pandemia do coronavírus e em Rondônia as medidas são determinantes para evitar a propagação do vírus.

Nesse contexto, em meio ao crescimento da propagação, a solidariedade surge como reforço às ações, conforme comprovou o empresário Eugênio Odilon Ribeiro, que doou ao governo do Estado, 50 mil máscaras de proteção (caseiras) confeccionadas com tecido e entregues no final da tarde de terça-feira (14) à Secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). As máscaras serão destinadas para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Considerado um equipamento de proteção importante, a máscara de tecido atualmente se transformou em um item indispensável para qualquer cidadão em tempo de combate e prevenção contra o coronavírus. Até mesmo o Ministério da Saúde autorizou o uso da máscara de pano e tem feito campanha digital para que as pessoas utilizem as máscaras. Da mesma forma o governo do Estado tem desenvolvido suas ações. No último dia 5 de abril, foi publicado o Decreto N° 24.919, apresentando determinações que devem ser cumpridas nos estabelecimentos comerciais, como uso de Equipamento de Proteção Individual (Epi), ou seja, a determinação é para que todos os consumidores devem utilizar máscaras de proteção.

Conforme destacado pela secretária Luana Rocha, todas as unidades doadas serão destinadas para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Todo material confeccionado e que atende as especificações de segurança será distribuído para a rede de assistência dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos municípios.

“Essas máscaras farão a diferença para as pessoas que precisam se proteger contra o coronavírus. Recebemos essa doação de 50 mil máscaras de tecido das mãos do empresário Eugênio, que comprova o amor por Rondônia com esse gesto solidário”, disse a secretária.

Luana Rocha enalteceu a iniciativa pela colaboração que vai assistir diretamente pessoas que não têm condições de adquirir uma máscara de proteção, que virou item importante para cada cidadão na luta contra o contágio do coronavírus. “Em nome do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, agradeço essa manifestação de amor e carinho ao próximo, bem como contribuindo com o governo do Estado que tem aplicado medidas e regras importantes para conter o avanço do coronavírus”, enfatizou.

O empresário Eugênio disse se sentir honrado pela contribuição e reforçou a união com o governo do Estado para enfrentar essa crise causada pela pandemia do coronavírus. “Entregar as máscaras de pano para o governo do Estado é uma missão importante na certeza de que cada peça chegará às mãos daquelas pessoas que não têm condição de comprar, ou até mesmo devido à escassez do produto no mercado, tamanha a procura nos últimos dias. Entendo que a máscara é o sistema melhor de proteção que temos e de prevenção contra o vírus”, frisou lembrando que neste primeiro momento foram entregues 15 mil unidades e que ainda nesta semana serão entregues mais 35 mil, totalizando 50 mil máscaras de pano que estão sendo confeccionadas no município de Rolim de Moura.

Ao lado da primeira dama do Estado e do empresário, o secretário-Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, ressaltou que o produto doado tornou-se um grande aliado neste momento para o enfrentamento ao coronavírus. O secretário destacou a iniciativa e deixou claro que a medida pode inspirar mais empresários que queiram se unir nesse combate ao coronavírus.

Ele lembrou que as máscaras entregues vão ao encontro do que determina o decreto governamental, estabelecendo a necessidade do uso do equipamento de proteção individual.

“Essa medida pode certamente motivar outros empresários.  Estamos recebendo essas unidades e temos o decreto governamental que define medidas de segurança para que se entre  em qualquer estabelecimento comercial com uso de máscara de proteção.

É um gesto grandioso e todos os empresários que puderem contribuir nesse momento importante podem se unir a esse objetivo. Que Deus abençoe a todos e que a gente possa ter força para seguir em frente focado na saúde da população”, destacou.

SAIBA COMO SER UM DOADOR

Para ajudar Rondônia no combate a Covid-19, empresários ou quaisquer interessados (pessoas físicas e jurídicas – públicas e privadas) podem fazer doações de materiais EPIs, equipamentos ou matérias-primas ao Governo de Estado que possam auxiliar no enfrentamento aos profissionais de saúde e toda população, entrando em contato por meio do telefone 69 98482-7860 e por e-mail doacao.covid@sesau.ro.gov.br.

Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui