No início da tarde desta quarta-feira (08), o prefeito Vagno Panisoly e o assessor especial Cristiano Ramos, responsável pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, comunicaram em rede social o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no município.

Segundo Cristiano, trata-se de um homem de 57 anos, hipertenso, que veio a passeio da cidade de Cariacica – Espírito Santo, de onde saiu no dia 20 março. Antes de chegar a Porto Velho, realizou uma conexão de 2h no aeroporto em São Paulo. O paciente veio de van da capital, chegando a Ouro Preto do Oeste no dia 21, às 05h.

Ainda segundo o assessor especial, no dia 24 o homem passou a sentir febre, tosse seca, dificuldade de respirar e fraqueza. Ao apresentar os sintomas do novo coronavírus, procurou a rede pública de saúde, e desde então evitou sair de casa. Posteriormente, resolveu fazer exame em um laboratório particular e na manhã desta quarta-feira (08) o resultado saiu, dando positivo para Covid-19.

Ao tomar conhecimento do resultado positivo, uma equipe da Vigilância Epidemiológica foi até a residência onde o paciente está hospedado e, no momento da abordagem, foi constatado pelos profissionais de saúde que o mesmo estava bem de saúde. O fato foi imediatamente comunicado à Secretaria Estadual de Saúde (SESAU).

De acordo com Cristiano, o paciente e todos seus familiares que moram na residência foram colocados em isolamento social, sendo colhido o exame de mais um integrante da família que também veio de fora do Estado e apresentava sintomas característicos do Covi-19. Os demais não apresentavam sintomas do coronavírus.

“Uma notícia dessa nem eu nem o prefeito gostaríamos de passar à população de Ouro Preto do Oeste. Mas, como ele disse, ainda não é caso de pânico e está sob controle. A gente não imaginava, mas já esperava que fosse aparecer. Ele é de fora estava no grupo de risco, tem 56 anos e é hipertenso. Fiquem tranquilos que iremos monitorar este caso para que não se propague para mais ninguém”, destacou Cristiano.

Alerta

Cristiano fez um alerta para a população. Ao saber de alguém que chegou de outros estados ou países, que liguem imediatamente para o Disk Corona (xxx). O assessor especial lembrou que essas pessoas, antes de saírem na rua, precisam cumprir a quarentena de 15 dias. “Essas pessoas não podem circular pela cidade antes da quarentena, pois podem ter passado por alguns dos estados onde o índice de contaminação do Covid-19 é alto e espalhar em nosso município”, alertou.

“Agora é hora de a gente se unir, não só eu e o prefeito, a gente faz a nossa parte mas precisamos da população para vencer este vírus que está assolando o país e o mundo todo, depende de nós a partir de agora. Evitem ao máximo aglomerações, usem álcool em gel 70% e lavem as mãos com água e sabão. Com fé em Deus e cuidados iremos superar esta pandemia”, finalizou Cristiano.

Fonte Gazeta Central

Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui