Primavera de Rondônia, distante 545 km de Porto Velho, é o primeiro município do estado a fornecer internet gratuita para os moradores da zona urbana e rural. A novidade tecnológica é um dos destaques da administração do prefeito Eduardo Bertoletti (MDB), que esteve na quarta-feira (23), em Brasília, falando da novidade ao senador Confúcio Moura (MDB), e reivindicando emendas para a área da educação.

Para o prefeito, o parlamentar é um aliado de primeira hora. Enquanto governador, colaborou bastante com o município. E, agora, na nova função, continuará hipotecando apoio à população de Primavera. “O senador acabou de fechar um compromisso com a gente, destinou uma emenda à Escola Municipal José Antônio Rodrigues, para a construção de uma quadra poliesportiva, que irá melhorar a prática da educação física”, enfatizou o prefeito.

Em referência ao trabalho frente à administração municipal, Bertoletti destacou que o diferencial da gestão é o acesso à informação, por meio de um canal direto com a população, graças à internet livre. “Quando assumimos o mandado, em parceria com a Câmara, levamos a tecnologia ao município, e vem dando resultado”, explicou.

“O Eduardo Bertoletti, para mim é um prefeito de visão futurística extraordinária. Posso dizer que ele está mais do que incluído na quarta revolução industrial, que é a digital. A cidade está com a internet gratuita para todos, e resulta numa integração com os serviços públicos. Isso é inédito em Rondônia”, afirmou Confúcio Moura.

De acordo com o prefeito, grande parte da população de Primavera mora na zona rural, e muita gente quer fazer faculdade, curso técnico, buscar novas tecnologias e a internet proporciona tudo isso. “Com a internet, por exemplo, o produtor lá do sítio tira a nota eletrônica para o frigorífico, acessa a conta bancária, enfim, uma praticidade tremenda. Isso é gratificante, pois vemos que está surtindo resultado”, assegurou.

Primavera também é destaque na efetivação do projeto de eficiência energética, sendo o primeiro município de Rondônia a implantar 100% de luminárias LED. O diferencial da lâmpada é que são capazes de produzir mais luz, com menos energia elétrica. Avenidas, ruas e praças, nada ficou de fora. Segundo o prefeito, além da economia, as substituições foram feitas para que o município entrasse na era das cidades modernas, inclusivas e sustentáveis.

Outra ação executada pela prefeitura é a substituição de pontes de madeira por bueiros armcos. “Já eliminamos por volta de 40 pontes. Acredito que até o final do mandato, o município não terá mais nenhuma ponte de madeira”, concluiu.

Participaram também da reunião, os vereadores Professor Fabio Pinheiro, Natan do ônibus e Genivaldo Goiano, e o procurador do município, Evandro.

Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui