Autor: Fenando Faria / Diagrama Digital

Conforme os últimos dados divulgados pela prefeitura de Pimenta Bueno, elaborei este gráfico para ter uma noção mais detalhada sobre a evolução dos casos de Coronavírus em nosso município. Todas as informações utilizadas neste gráfico são públicas e divulgadas diariamente pela secretaria de saúde.

Nesta escala pode-se observar leve tendência de queda no número de contaminados em relação aos 5 dias anteriores (18 casos), pode indicar leve perda de poder de contaminação do vírus. Isso não significa motivo de comemoração, mas sim de olhar para trás e entender que as medidas de cuidado tomadas nos últimos 14 dias tem surtido algum efeito. Acredito que nos próximos 5 dias, deveremos computar cerca de 321 casos confirmados em Pimenta Bueno. Torço muito que está previsão esteja errada visto que estamos próximos de um colapso em Cacoal (onde fica as UTIs que atendem nossos casos graves).

Até aqui podemos listar alguns pontos fortes no combate ao Coronavirus como:

1. Rápida resposta da gestão municipal através das equipes técnicas na questão de elaboração de medidas de prevenção e elaboração do protocolo de tratamento e sua aplicação.

2. Alto índice de recuperação de pacientes, com índice baixíssimo de óbitos.

3. Boa atuação do comércio em geral na aplicação das medidas precentivas para a redução do contágio.

4. Excelente trabalho de conscientização e mitigação dos impactos socioeconômicos (distribuição de máscaras, distribuição de cestas básicas, ações educativas como a campanha Fique Seguro).

Entretanto, temos pontos fracos e como sociedade, é necessário enfrentar para resolver.

1. Ainda há pessoas despreocupadas com a possibilidade de ser vetor e contaminar outras pessoas realizando festinhas e aglomerações desnecessárias.

2. Nos últimos dias, é fácil ver que o número de pessoas sem máscaras nas ruas aumentou significativa.

3. O uso de máscaras de forma irregular pode ser tão prejudicial quanto estar sem máscara. Se tem muitas pessoas usando máscara no queixo, tapando somente a boca, etc.

4. As pessoas apesar de muitas vezes seguirem as medidas básicas, acabam cometendo falhas biológicas e é onde mora o perigo.

Neste momento caros pimentenses, em que Cacoal tem estado em Alerta para a questão de saúde (vagas e profissionais), é necessário se cuidar, não apenas por você, mas por todos a sua volta.

Cuide-se!

Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui