A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou mais um caso do novo coronavírus, elevando o total para 10 no estado. A informação consta no boletim divulgado pela Sesau na tarde desta quinta-feira (2). O estado continua com uma morte registrada por Covid-19.

Segundo a Sesau, a paciente é uma idosa de 70 anos, moradora de Porto Velho, e está internada em um hospital particular. O estado clínico é estável. Esse é o primeiro caso de paciente diagnosticado com Covid-19 que está internado em Rondônia.

O exame da senhora foi feito em um dos laboratórios particulares autorizados pelo Ministério da Saúde, o Hermes Pardini. Com isso, não há necessidade de contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen).

A Sesau informou ainda que os familiares da idosa estão sob monitoramento pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVS).

O boletim ainda cita que há:

  • 162 casos aguardando resultado;
  • 493 casos descartados.

Até quarta-feira (1º), havia 179 exames aguardando resultado e 446 casos de coronavírus Sars-Cov-2 descartados.

A Sesau não forneceu informações sobre casos notificados, suspeitos ou excluídos. De acordo com a secretaria, o Ministério da Saúde “não informa” suspeitos e excluídos, e ressaltou que a plataforma do órgão “está fora do ar e não foi possível obter os dados” sobre os casos notificados.

A última paciente registrada com Covid-19 em Rondônia é uma mulher de 45 anos, moradora de Porto Velho. A Sesau explicou que a infectada apresentou os primeiros sintomas no dia 18 de março e, com isso, coletou amostra no Pronto Atendimento Municipal Ana Adelaide.

A Sesau informou que, dos casos confirmados, há dois já curados. Ao G1, disse apenas que ambos pacientes seguiram a orientação médica e que seguiam em monitoramento desde a época em que eram considerados suspeitos.

O governo não disse quem são esses pacientes e como a cura da doença foi detectada até a última atualização desta reportagem. Não informou também se ambos passaram por exames. A doença ainda não tem vacina, nem tratamento específico.

Fonte G1 RO

Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui