A formatura aconteceu no anfiteatro do Município de Pimenta Bueno, na data de ontem (17), evento realizado pela Polícia Militar, com a organização da instrutora do PROERD CB Glaciela Loureiro Souza, pertencente ao efetivo da 3ª Cia Pm Fron/4º BPM (Pimenta Bueno) e auxilio de  Instrutores da região de Espigão D’Oeste, Cacoal e Ji-Paraná, contando com a parceria das  Escolas Bom Sucesso, Valdir Monfredinho,  Prof. Lairce Santiago Maina e Maria José Escobar e também da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que além do espaço, providenciaram a decoração do ambiente.
 A solenidade de formação dos novos proerdianos envolveu o total de 265 formandos de 10 turmas das Escolas participantes e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, ou seus representantes, somando um público de aproximadamente 500 pessoas, entre alunos, professores e familiares.
Durante a cerimônia, foram sorteadas diversas lembrancinhas aos concludentes do Projeto e os presentes puderam acompanhar a premiação dos alunos que obtiveram melhor desempenho na Redação proposta pelo instrutor, com o tema “ O Proerd em minha vida”, tendo sido selecionadas as redações Destaque de cada turma.
Um dos momentos mais aguardados da festividade foi a Peça Teatral “Tua Família, volta pra ela”, encenação feita pelos alunos da Escola Valdir Monfredinho, sob orientação das professoras Lucilia Alves da Cunha, Leia Machado de Almeida Souza, Jucylaine Regina Cambui e do auxiliar Héverton Magno Missiatto, que emocionou os presentes, dramatizando o mundo dos jovens e adolescentes, que muitas vezes e por influencia dos amigos, pode levar o indivíduo ao submundo das drogas, sendo que a apresentação termina por demonstrar que o amor dos familiares e a busca por Deus é a única e verdadeira fonte de felicidade.
Após firmarem o juramento de ajudar os demais jovens na luta contra as drogas, divulgando as informações aprendidas, respeitar aos mestres e obedecer aos pais e principalmente manter-se longe das drogas, assim como também manter a autoestima e sempre semear a paz, foram sorteadas duas bicicletas e os formandos puderam animadamente cantar e dançar juntamente com o famoso “leãozinho do Proerd”, a canção lema do Projeto, tendo, durante a saída, sido distribuídos pipoca, picolé, suco e refrigerante pra alegria dos pequenos.
UM POUQUINHO MAIS DA HISTÓRIA DO PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, foi implantado nos Estados Unidos da América em 1983, e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países conveniados, entre eles o Brasil.
Em nosso País, o PROERD teve início nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo sendo logo implantados em vários estados da Federação. Atualmente as polícias militares dos 27 Estados Brasileiros desenvolvem o PROERD, sendo que na região norte, o Estado de Rondônia foi pioneiro na implantação do Programa, sediando o primeiro curso de formação de instrutores Proerd no ano 2000 em Porto Velho, onde estiveram presentes Policiais Militares de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Roraima.
O Proerd é aplicado nas escolas públicas, particulares e municipais, com o apoio do governo do estado, através da secretaria estadual de educação (SEDUC/RO), e das secretarias municipais (SEMED). O PROERD conta com o currículo para educação infantil, séries iniciais, 5º e 7º anos do ensino fundamental e PROERD para Pais. No 5º são 10 lições, com aula uma vez por semana, ministrada ao longo de um semestre letivo, pelos instrutores Proerd, que são policiais militares, os quais desenvolvem os conteúdos do programa, auxiliados pela cartilha Proerd, contando com a participação dos professores, que atuam como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula.
O Proerd tem como objetivo, integrar os esforços cooperativos, do poder público através da Polícia Militar, escolas, e família, na prevenção, e no desenvolvimento de estratégias e resistência às pressões que poderão influenciar as crianças, jovens e adolescentes o uso de drogas, vandalismo e atos de violência.
Polícia Militar
Comunicação Social da 3°Cia Pm Fron
Trimestrão da Sortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui